top of page

APRESENTAÇÃO

Para conhecer mais sobre a Congregação visite o site:

A Congregação das Religiosas Escravas da Santíssima Eucaristia, nasceu em Granada, Espanha, no dia 11 de abril de 1925.

Fruto da resposta de amor e de fidelidade de uma mulher de fé, Madre Trindade Carreras Hitos, que depois de fazer uma leitura da sua história pessoal e contemporânea à luz da fé, sentiu a necessidade de abrir o seu mosteiro à Adoração do Santíssimo Sacramento e à educação de meninas sem recursos financeiros ou sem família.

Em 1936, os dolorosos acontecimentos ocorridos em Espanha obrigaram as religiosas a sair deste país para um local mais seguro; a Congregação rumou, então, para Portugal, onde se consolidou e cresceu, amparada pelo Cardeal Cerejeira, patriarca de Lisboa. A Madre Trindade abriu comunidades em Braga, Porto, Lisboa, Laveiras e Viana do Alentejo.

Atualmente o Externato Mãe de Deus está posicionado Internacionalmente pelos valores da Congregação em 23 colégios (Portugal, Espanha, México, Perú, Venezuela, Angola, Cabo Verde e Timor Leste) 

O Externato Mãe de Deus situado na Freguesia da Penha de França, concelho de Lisboa, Distrito de Lisboa, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com Estatutos aprovados, que data de 1955, publicados no Diário da República de 26 de Janeiro de 1955, posteriormente atualizados e aprovados pela Direção Geral da Segurança Social.

O Externato Mãe de Deus pertence à Congregação das Religiosas Escravas da SS. Eucaristia e da Mãe de Deus reconhecido como pessoa coletiva, sem fins lucrativos.

O Externato Mãe de Deus, criado e orientado pela Congregação das Religiosas Escravas da SS. Eucaristia e da Mãe de Deus, desde 1943, é de iniciativa particular, reconhecida pelo alvará nº 1742 de 10 de Agosto de 1964.

O Externato Mãe de Deus é uma escola aberta a todos. Funciona em regime de Autonomia Pedagógica para todos os níveis de ensino que leciona: Jardim-de-infância e 1º ciclo do Ensino Básico.

O Externato dispõe de excelentes instalações, bem como espaços exteriores, como resposta ao ensino e às atividades extra curriculares, nomeadamente salas de aulas adequadas aos graus de ensino que ministra, sala de música, sala de informática, ginásio e capela.

Disponibilizamos nesta secção, o nosso Ideário para que possa conhecer melhor a nossa Identidade, a nossa Proposta Educativa e o nosso Estilo e Critérios Pedagógicos.

 

MAIS INFORMAÇÃO NO NOSSO 

Projeto Educativo

 

O Externato Mãe de Deus é uma Instituição de orientação cristã, segundo o que estabelece o Código do Direito Canónico, no Cânon 803 e propõe-se promover a educação integral da pessoa, segundo a Pedagogia do Evangelho que leva o ser humano a descobrir que é amado por Deus, a acreditar nesse amor, a crescer como pessoa até à plenitude de Cristo.

Parte-se duma compreensão cristã da vida que proporcione um crescimento e amadurecimento harmoniosos, através de um discernimento das capacidades de cada um e de um desenvolvimento em todas as dimensões, no respeito pelos princípios democráticos de convivência, direitos, liberdade e garantis fundamentais, consignados na Constituição.

 

A nossa VISÃO

Desenvolver uma abordagem pedagógica que responde a uma função educativa dinâmica, baseada nas Inteligências Múltiplas, por estímulo sensorial, emocional e cognitivo.

Ensinar a pensar para formar alunos autónomos que adquiram destrezas de pensamento para resolver problemas e tomar decisões.

 

A nossa MISSÃO

Proporcionar às crianças, em colaboração com a família, uma educação integral para um desenvolvimento harmonioso dos valores culturais, sociais, humanos e cristãos.

Desenvolver atitudes de cooperação, autoestima, respeito mútuo e regras de convivência que contribuam para a formação de cidadãos livres e autónomos, justos e solidários, tolerantes, organizados e criticamente responsáveis. 

 

Objetivos da Instituição

Geral

  • Proporcionar às crianças, em colaboração com a família, uma educação integral para um desenvolvimento harmonioso dos valores culturais, sociais, humanos e cristãos.

Específicos

  • Organizar e projetar, segundo as necessidades dos educandos, para que estes, dentro das suas capacidades, conheçam o mundo que os rodeia, contribuindo assim para a construção de uma sociedade que facilite a todos a sua própria realização.

  • Estimular o educando a abrir-se aos valores evangélicos: justiça, verdade, fraternidade, solidariedade, tolerância, respeito pelo outro, honestidade, corresponsabilidade, consciência crítica, etc.

  • Criar um ambiente e um clima que tornem possível e eficaz a vivência cristã, bem como a ação evangelizadora, e proporcionar uma visão cristã de vida, de modo que cada educando se torne capaz de criar uma síntese entre Fé, Cultura e Vida.

  • Animar toda a Comunidade Educativa para que forme uma verdadeira Comunidade Cristã.

  • Programar, animar e coordenar o Ensino Religioso de acordo com os níveis etários.

  • Organizar encontros, convívios, celebrações, fomentando o espírito Eucarístico e Mariano, para os alunos, pais e toda a comunidade educativa, a fim de que possam aprofundar a sua experiência religiosa e criar um clima de alegria, proximidade e respeito entre todos.

Madre Trindade Carreras Hitos, nossa fundadora, deixou-nos a sua pedagogia baseada no Amor que inspira o estilo educativo dos nossos Centros Educativos.

O projeto Educativo do Externato Mãe de Deus, baseia-se nesta pedagogia e responsabiliza todos os membros da Comunidade Educativa: alunos, encarregados de educação, professores/educadores, técnicos e demais pessoal, de modo a garantir esta unidade de critérios, na nossa comunidade, partilhados pelo testemunho de vida.

Madre Trinidad del Purísimo Corazón de María nasceu em Monachil, Granada, no dia 28 de janeiro de 1879. Foi batizada com o nome de Mercedes.

Era filha de Manuel Carreras e de Filomena Hitos, uma família exemplar e profundamente cristã. 

Mercedes distinguia-se pelo seu caráter vivo e impetuoso; o seu dinamismo e criatividade estão presentes em muitos momentos da sua vida, mas também chamou a atenção pelo seu bom senso e seriedade.

Ingressou no convento das Capuchinas Clarisas de San Antón, em Granada, onde se distinguiu pela sua vontade forte, piedade eucarística intensa e grande espírito de sacrifício.

Em 1925, juntamente com mais onze monjas, deixou o convento para fundar a Congregação das Escravas da Santíssima Eucaristia e da Mãe de Deus, que se dedicaria à Adoração de Jesus Eucaristia e à educação de crianças e jovens. 

Toda a sua vida foi presidida por três ícones: a Cruz, cajado que a sustentou nas dificuldades e na dor; o Pão da Eucaristia, com que alimentou o seu amor; e Maria, a estrela que a guiou no caminho da fidelidade e da entrega.

Em 1943, a cidade de Lisboa acolheu a Madre Trindade. Foi a proteção do senhor Cardeal Patriarca de Lisboa , grande admirador da Fundadora, que favoreceu o acolhimento da Congregação noutras dioceses portuguesas e a aprovação definitiva em Roma. 

Atualmente, a Comunidade Mãe de Deus em Lisboa é uma força viva na paróquia de Nossa Senhora da Penha de França e uma comunidade vital e vitalizadora no Externato Mãe de Deus em que crianças, educadores e famílias são assíduos à adoração participando nos vários momentos que são proporcionados ao longo do ano letivo.

Para saber mais, visite o site  http://www.escravasdaeucaristia.org 

bottom of page